Saiba como funcionam alguns tipos de servidores mais utilizados:
Nuvem: o servidor em nuvem torna-se cada vez mais popular. Com ele, é possível ter um serviço de armazenamento remoto que permite diversas tarefas.
E-mail: os servidores de e-mail são responsáveis pelos serviços de hospedagem e de armazenamento de e-mail que contêm milhares de informações. É graças a ele que você envia e recebe e-mails em sua caixa de entrada.
Banco de dados: ele visa melhorar o desempenho do processamento e transferência de dados de redes que recebem um grande número de requisições.
Web: ele serve para processar e executar aplicações com conteúdos na internet. Entre os exemplos há servidores web pagos e gratuitos. Um dos mais populares é o Apache, que é utilizado em 49% dos sites.
Aplicativo: ele possibilita a execução eficiente dos aplicativos que usamos, fazendo com as aplicações desempenhem suas funções de modo correto.
Proxy: os servidores proxy funcionam como filtros, cujo propósito é intermediar requisições dos clientes e o recebimento dessas informações.
FTP: ele possibilita que arquivos sejam transferidos (por download e upload), com uso especial no ambiente em nuvem.
Veja abaixo um resumo das principais funções de um servidor, independentemente do tipo escolhido:
- Bancos de dados;
- Serviços de e-mail;
- Hospedagem de internet;
- Armazenamento de arquivo local;
- Pagamentos;
- Aplicações de telefonia.
Mas será que vale a pena ter um servidor local? Embora ele seja uma solução para melhorar o desempenho nas tarefas do dia a dia, é bom lembrar que ele gera custos, especialmente para autônomos e pequenas empresas. Afinal, é necessário ter licenças (como a do Windows Server). adquirir o equipamento, contar com suporte técnico e outros custos indiretos, como energia e até ar-condicionado.